Projetos

Considerando que todos os 85 Cooperados Ativos são Pessoas Adultas com Deficiência, que possuem déficits mentais, físicos ou sociais; a Cooperativa oferece atendimento em grupo com análise das tarefas repetitivas com metodologia que atenda a suas necessidades individuais e orientação para cada cooperado respeitando suas individualidades.

As atividades repetitivas ou seriadas passam pelo controle de qualidade, antes de serem embaladas e encaminhadas para as empresas.

Cada Cooperado procura aprender todas as tarefas, tendo a liberdade de executar a que mais lhe agrade ou que demonstre maior segurança em sua execução.

As atividades de ocupação estão de acordo com o ritmo e habilidade de cada Cooperado.

Os gabaritos garantem a excelência das atividades.

Além das atividades de prestação de serviço, a Cooperativa possui uma produção própria, de fraldas geriátricas, absorventes e de sacos para lixo.

As máquinas foram vistoriadas pela Delegacia Regional do Trabalho, autorizando o manejo pelas Pessoas com Deficiência.

A intervenção terapêutica aborda enfoques cognitivos, perceptíveis, sensoriais, motores, funcionais, laborativos e afetivo-sociais.

Desta forma, ao promover o modelo Cooperativo, que incentiva a relação de colaboração, ampliam-se as oportunidades, encaminhando os que alcançam condições de mercado de trabalho; permanecendo com os que necessitam de um local abrigado para realizar as atividades que estão além de suas capacidades.

Após vários estudos e pesquisas em como oferecer atendimento à Pessoas Adultas com Deficiência, podemos afirmar que o trabalho ocupacional produtivo favorece sua auto-estima, desenvolve suas habilidades, tornado-os cidadãos capazes, inseridos e participativos ao mundo do trabalho, conforme Artigo 1 item 3 da Portaria do Ministério do Trabalho, nr. 772 de 26/08/1999.

O rateio das sobras é feito após o pagamento dos compromissos operacionais de forma igualitária, pois todos realizam atividades dentro de suas potencialidades e individualidades; não causando constrangimento nem discriminação perante o grupo.
           
No final, o trabalho por eles realizado, demonstra que sua eficiência, supera, em muito, suas deficiências.




Relatório da Política de Atendimento à Pessoa com Deficiência:


A FADERS, conforme Termo de Compromisso Ajustamento de Conduta comprometeu-se a prestar através de seus Técnicos acompanhamentos aos Cooperativados nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
A COOPERSOCIAL ficou responsável pelo atendimento ocupacional dos PPDs adultos, de acordo com o s princípios da FADERS, os quais enumeramos abaixo:

            1. Garantir a Cidadania através da inclusão e integração no contexto socioeconômico através de ações conjuntas do Estado e sociedade civil.

            2. Assegurar o respeito às diferenças e igualdade de oportunidades.

            3. Propiciar atendimento abrigado, encaminhamento ao mercado de trabalho e geração de renda.




Relatório dos atendimentos à pessoa com deficiência cooperados e as políticas adotadas.


A COOPERSOCIAL possui no seu quadro social 150 Cooperados especiais e voluntários.
São atendidas 85 pessoas com mais de 18 anos diariamente, encaminhados de instituições, comunidade e SMED, que através de Termo de Permissão de Uso das salas, em contrapartida recebe dez por cento de suas vagas para alunos de Escolas Especiais Municipais.
Atendemos pessoas com Deficiência Mental, Física e Sensorial e com Transtornos Mentais.

A COOPERSOCIAL, junto com a comunidade, criou, em 1º de Julho de 2009, a ASSACS, Associação dos Amigos da Coopersocial, que tem por finalidade apoiar e desenvolver ações de parcerias à inclusão social de pessoas adultas com necessidades especiais, sem discriminação de raças, cor, sexo ou religião.
                       
A COOPERSOCIAL possui uma lista de espera de pessoas inscritas para ingresso.
O ingresso é realizado após triagem do portador de deficiência, através de laudo médico ou encaminhamento institucional.
O período de adaptação é de 30 (trinta) dias.
Nestes trinta dias são avaliados e desenvolvidos:
            - interesse de ir e vir,
            - socialização e grupo,
            - hábitos de higiene,
            - interesse familiar,
            - habilidades manuais,
            - organização.

Após o período de 30 dias, é realizada, junto com a família e a pessoa com deficiência, a avaliação de desempenho e integração com o grupo.
Se os dois lados estiverem satisfeitos, é feita a Cooperação da pessoa, através do pagamento da taxa referente ao Capital Social, em uma única vez, de R$ 50,00 (cinqüenta reais) , pagamento este que habilita o Cooperado ao direito de receber as sobras das receitas, após o pagamento de compromissos operacionais como:

            - PIS e COFINS referentes às receitas com vendas de fraldas, absorventes e sacos de lixo,
            - Contador,
            - Telefone,
            - Remuneração do Gestor,
            - Material para industrialização,
            - Merenda dos Cooperados,
            - Material de Limpeza e Manutenção das Instalações.

Após o pagamento destas despesas operacionais, é feito o repasse das sobras de forma igualitária, iniciando-se um novo mês; estando o caixa da Cooperativa, nesta ocasião, zerado.
Garantindo a cidadania, inclusão social e direitos iguais.





Um comentário:

  1. Que projeto lindo de inclusão e valorização do sujeito! Sou assistente social e tenho interesse em conhecer o trabalho desenvolvido.

    ResponderExcluir