Quem Somos

COOPERSOCIAL 

Apresentação


            A COOPERSOCIAL, Cooperativa Social de Produção e de Prestação de Serviços de Porto Alegre – Entidade sem fins lucrativos tem por objetivo a inclusão social de Pessoas Portadoras de Deficiência, em desvantagem econômica e social, através de atividades produtivas, dentre elas a industrialização e a comercialização de fraldas geriátricas, absorventes, e sacos para lixo; e montagens de materiais e peças industriais. Vem oferecer mão de obra especial de nossos cooperados.

Sendo assim, terceirize suas atividades produtivas, contratando nossos serviços e ganhe produtividade e comprometimento social.

            A COOPERSOCIAL mantém uma Diretoria Eleita não remunerada que é responsável pela sua administração, e com um quadro social composto por PPDs e Sócios Voluntários.

            Seu Quadro Funcional é composto por uma gestora com especialização em educação em infra e super dotados, com carga horária de 40 hora; um profissional na área de administração com carga horária de 30 horas; uma pedagoga voluntária com carga horária de 8 horas e duas psicopedagogas com carga horária de 8 horas cada, e dois voluntários da ONG Parceiros Voluntários, com carga horária de 8 horas.

            Mantemos também convênios com a Justiça Estadual e Federal, onde recebemos pessoas encaminhadas  por esses órgãos de maneira que possam cumprir medidas alternativas determinadas por Lei, prestando serviços comunitário por um determinado período de tempo, auxiliando na execução de atividades de beneficiamento de matérias das empresas conveniadas.


História


            A Coopersocial foi idealizada para ser uma alternativa na solução de problemas que cercam o indivíduo portador de necessidades especiais, enquanto adulto e trabalhador inserido em um meio econômico e social extremamente competitivo.

            Um dos principais problemas que se detectava, quando do início das atividades, era o grande número de adultos que não apresentavam, naquele momento, condições de ingressarem no mercado de trabalho, devido, principalmente, a deficiência mais acentuada, ou por um processo de institucionalização que o tornava um indivíduo sem vontade própria, totalmente dependente do ambiente protegido.

            Para este grupo de alunos, verificou-se a necessidade da criação de um espaço de trabalho que resgatasse sua condição enquanto adulto colocando o trabalho como atividade produtivo-ocupacional.

            Dentre as propostas estudadas, o Cooperativismo foi o que mais se encaixou com as necessidades do grupo, já que possibilitou uma administração dinâmica e desburocratizada, aliada a possibilidade de regulamentação das situações de aprendizes como verdadeiros trabalhadores.

            Em 28 de Agosto de 1995, foi criada a primeira Cooperativa de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais do Brasil, a COOPA, funcionando efetivamente desde Janeiro de 1996. Em Dezembro de 2004, transformou-se em COOPERSOCIAL, amparada pela Lei 9.867/99.

            A força de trabalho da COOPERSOCIAL já é uma realidade na oferta de mão-de-obra qualificada para as empresas que terceirizam suas atividades produtivas, sendo também uma opção inteligente no que se refere a diminuição de custos operacionais. Adicionamos a isto o fato de que as empresas, sendo parceiras na Entidade, fazem uma ação social extremamente positiva para com os portadores de necessidades especiais, contribuindo para sua evolução e auto-estima, tornando-os mais felizes por terem condições de produzirem e sendo remunerados por isso.


Área  de Atuação : Geração de Trabalho e Renda

Público : Pessoas Adultos com Deficiencia Intelectual e Psicosocial
Número de Benificiados : 85 ao dia

Hórario :
Os Cooperados Especiais cumprem Carga Horária de 4 horas diárias, sendo separada em dois turnos, manhã e tarde.
Segunga - Terca - Quinta : 8:00 às 12:00 // 13:00 às 17:00


Presidente : Vinícius Pereira Ramos Da Costa
Vice - Presidente : Sonia Rollsing dos Reis
Tesoureira : Nara Regina Miller Gonçalves
Secretária : Rosane Pires
Gestora - Prof. Ângela Maria Vitória Godinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário